quinta-feira, 2 de julho de 2009

Escola em Ação

Quem nunca ouviu falar do jogo do xadrez?
Se não o conhecem podem começá-lo a fazê-lo agora. A E. E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" cada vez mais entra em ação incentivando os alunos e sediando diversos torneios desse jogo. No dia 04/04 ocorreu em Itaúna um torneio de xadrez para o qual foram 42 alunos de nossa escola. Felizmanete 23 deles foram premiados.Parabeniza-se a todos! A escola agradece por ser tão bem representada e também ao professor Gerson por estar sempre presente.
No dia 25/04/ 09, aconteceu um evento denominado "Dia da família na Escola", houve várias atrações como exposições, teatros, danças e também torneio de xadrez, ocorrido de 12:00h às 17:00h. Foram feitas 95 inscrições para um limite de 100.
A escola foi privilegiada com a presença do Dr. Arnaldo, renomado médico da cidade.
Em entrevista com um dos vencedores da categoria F, Igor João Stéfani Silva Campos, ex aluno da escola Estadual "Sebastião Campos (Quartel Geral) e que atualmente cursa direito em Bom Despacho, disse que o xadrez é um jogo estimulante e que veio a Abaeté especialmente para esse torneio.
A escola contou com a presença de Marcilene Pires Aguiar, professora de Educação Física na Escola Estadual" José Ribeiro de Andrade" e municipal "Frederico Campos"(Cedro do Abaeté). Ela trouxe seus alunos para jogar e disse que a seu ver um dos principais atributos que o xadrez acrescenta é facilitar a socialização com as pessoas.
Foram recebidos na escola os pequenos grandes alunos do Instituto Educacional Criativo de Abaeté, que deram um show de raciocínio, afinal de contas, xadrez não tem idade.
Pois então fique atento para o próximo torneio e participe!

Aconteceu - Xadrez uma eterna competição

Realizou-se mais um torneio de xadrez, no dia 28 de junho de 2009, na Praça Dr.Amador Alvares, em frente o MC Potato(patrocinador do Evento) . Teve a seguinte programação: As 8:30h, a abertura e o congresso técnico, às 9:00h a primeira rodada e às 13:00h o encerramento.
A premeação foi de medalhas para os 6 primeiros colocados de cada categoria( categoria A, 2º e 3º ano do ensino fundamental, B, 4º e 5º ano, C, 6º e 7º ano, D, 8º e 9º ano, E, Ensino Médio e F, absoluto) e foi sorteado entre os participantes, um tabuleiro de xadrez com as respectivas peças.
O sistema de jogo/ritmo foi suiço em 5 rodadas de 15 minutos nocaute. As inscrições foram limitadas até 130 jogadores.
Os jogadores das categorias C, D e E na maior parte, alunos da Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" tiveram a seguinte classificação:

Categoria C: 1º lugar - João Paulo (E. E. "Dr. Edgardo da C.Pereira")
2º lugar - Darlei ( E. M. "Irmã Maria de Lourdes"
3º lugar - Leonardo(E. E. "Dr. Edgardo da C.Pereira")
4º lugar - Pedro Augusto( CNEC)
5º lugar - Vinicius (E.E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
6º lugar - Gabriela ( E. E "Dr. Edgardo da C. Pereira)

Categoria D -1º lugar - Caio ( E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
2º lugar - Breno(E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
3º lugar- Igor ( E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
4º lugar - Osmair ( E. E. "Frederico Zacarias")
5º lugar - Isabela (E.E."Dr. Edgardo da C. Pereira)
6º lugar - Leandro(E. E. "Dr. Edgardo da cunha Pereira)

Categoria E- 1º lugar - Michael (E. E."Dr. Edgardo da C. Pereira)
2º lugar - José Francisco (E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
3º lugar - Hugo (E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
4º lugar - Pablo (E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
5º lugar - Hiago ( Cidade de Dores do Indaiá)
Muitos ganharam o mérito da medalha de honra e outros ganharam o aprendizado e o prazer em competir.
(Isabela 8º A e Gabriela 6º A)

Carta ao Editor

Em todas as escolas existem talentos, muitos deles escondidos, sem oportunidades para se revelarem. Esse jornal abriu "as janelas" para que muitos poetas, atletas, escritores, verdadeiros gênios, mostrassem suas habilidades.
Além disso, informa aos alunos o que ocorre e o que vai ocorrer na escola, como os projetos ambientais, campeonatos de xadrez e outros. Ajuda-nos, ainda, desenvolver o raciocínio. Parabéns para cada participante desse trabalho.
Eduardo Humberto Machado - 1º ano B

Carta ao Editor

Parabéns a toda equipe que elaborou esse jornal, professores e alunos, eu amei de verdade essa primeira edição!
Achei super interessante a integração dos alunos do Ensino Fundamental no projeto "Consciência Ecológica e Qualidade de Vida", as peças de teatro mostradas no jornal, as premiações dos alunos que concorreram com redações e desenhos nos projetos ambientais.
Além disso, o que mais me chamou a atenção é que o jornal é produzido principalmente pelos alunos, que se encarregam de cobrir eventos, tirar fotos e redigir os textos, o que é uma estratégia essencial para o desenvolvimento destes e da escola no geral.
A parte de entretenimento foi super divertida com piadas bem elaboradas, cruzadinhas educacionais e propagandas de livros, o que estimula os leitores a mergulharem sua imaginação em um mundo do saber.
Ah! E os poemas são lindos!
Parabéns de verdade a todos que participaram desta publicação. Desejo que este jornal que já é um sucesso continue se destacando e levando alunos a participarem de maneira efetiva da vida escolar.
Mirele Natiele da Cunha - 1º ano B

Cartas ao Editor

"Notícias da Hora", o nome já diz tudo. Informações, conhecimentos, dicas tudo relacionado à atualidade e ao desenvolvimento escolar dos alunos.

Visto como uma oportunidade para que os alunos se expressem e interajam melhor com a comunidade. Esse jornal procura incentivar a procura e pesquisa por novas informações que edificam a personalidade humana.

Entre os projetos divulgados, a meu ver, o xadrez ganha destaque, pois é um tema pouco conhecido en nossa sociedade abaeteense, porém, de fundamental importância para o nosso crescimento intelectual. Foi uma ótima ideia de nosso professor Gerson trazer essse esporte para o nosso meio, procurando evoluir o 'SABER" de seus alunos.

Enfim, para mim, "Notícias da Hora" é um veículo de comunicação que leva a nós interlocutores, a oportunidade de expressarmos nosso ponto de vista e, além disso, conhecer as informações regionais e locais.

Jéssica Aparecida de Macedo - 1º B