terça-feira, 24 de novembro de 2009

Avaliar para ensinar melhor

Diante da proposta do ensino educacional para o novo século que privilegia o questionamento, e não apenas o acúmulo passivo de informações, levou a equipe da escola a participar do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional, formar 2 grupos de estudos CDP “Educavida” e o GDP” Avaliando Crescimentos”com a finalidade de repensar a questão do letramento e avaliação.
No primeiro momento tais mudanças na forma de rever novas metodologias de ensino na escola geraram resistência, mas com persistência e transparência as lideranças desses grupos demonstraram a importância dos Planos de Projeto.
O Grupo “Avaliando Crescimentos “ através dos estudos teóricos realizados sobre a avaliação constatou a necessidade de mudança no processo de ensino, de aprendizagem e formas de avaliar.
Como nos diz Philippe Perrenoud: ”Nenhuma Pedagogia por mais frontal e tradicional que seja , é totalmente indiferente às questões, às respostas, às tentativas e aos erros dos alunos”
Com o objetivo de melhorar cada dia mais o rendimento dos alunos e minimizar as diferenças nos resultados das avaliações externas e internas, propomos uma forma de avaliação formativa, através de uma regulação intencional, cuja intenção é determinar ao mesmo tempo o caminho já percorrido por cada um e aquele que resta a percorrer com vista a intervir para otimizar os processos de aprendizagem.

Dia da Consciência Negra



a Escola comemorou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Evento organizado pelos alunos e a professora Mércia Morato. As apresentações culturais foram um show.
Pena que ainda exista discriminação quanto a cor da pele, esse preconceito nos impede de aprender e comartilhar da vida com quem está ao nosso lado, mais ao lado do que imaginamos, porque aqui no Brasil predomina a mistura de raça, cultura, amor. Somos um só povo.
ALMA NÃO TEM COR!!!

Ghessa Giovanna Dias Ferreira 2ºD

Sucesso dos Alunos no Vestibular Novembro/09


Guilherme Blon - 3º ano B - Medicina Veterinária - UNIPAC - 1º lugar
Viviane 3º ano B - Arquitetura e Urbanismo - UNIPAC -1º Lugar
Camila 3º ano C - Biomedicina - UNIPAC -2º lugar
Marina 3º ano B - Nutrição
Suelen 3º ano B - Nutrição
Lorena Naiara 3º ano B - Engenharia de P.Civil UNIPAC
Lorena Nicole 3º ano B - Direito - UNA/BH
Rafaela Nicole 3º ano B - Desing de interior - UNA/BH
Fernanda 3º ano B - Medicina Veterinária - UNIPAC
Priscila 3º ano A - Fisioterapia - UNIPAC
Everton 3º Ano A - Farmácia - UNIPAC
Felipe 3º ano A - Engenharia de P. Civil - UNIPAC
Fábio 3º ano A - Design Gráfico - FUMEC
Luciana 3º ano C - Medicina Veterinária - UNIPAC

Alunos do Ensino Médio participam do Projeto FIT

Em horário extra turno a escola atende 160 alunos um amplo laboratório de informática. Projeto que visa a Formação Inicial para o trabalho.
Durante as aulas alguns alunos se disponibilizam a orientar
Colegas que não desenvolveu ainda a habilidade de operar com essa tecnologia.

Exemplos de Determinação e Perseverança


Funcionárias da Escola, após os 50 anos de idade concluem o Ensino Fundamental.

Dª Eunice e Dª Aparecida, se ingressaram na Educação de Jovens e adultos (Projeto Minas Educar), na Escola Estadual “Frederico Zacarias” em 2007 e concluem essa etapa em dezembro/09, com muita determinação.
Todos funcionários se orgulham de pessoas como vocês.
Parabéns!!!

 corrida pela igualdade

O nosso país passou a passa diariamente por várias mudanças. Mas um assunto que tende permanecer estável é o tema sobre a igualdade das regras.
Há muitos anos atrás foi decretada a Lei Áurea, que aboliu somente a escravidão do negro, mas não os permitiu de teres uma vida normal, assim como um branco ou amarelo.
O que não entra na minha cabeça é o porquê do negro ser tão discriminado, pois se tudo o que Deus ofereceu para o branco ele ofereceu ao negro.
Os negros passam por diversas dificuldades diariamente, e não tem total prazer de desfrutar da “liberdade” que com tanto suor foi lhes concedida.
Deveríamos todos nos aderir ao 13 de maio, não só na data propriamente dita, mas sim ver o negro como o branco e ver nele qualidades e capacidades de substituir um branco em qualquer profissão.
A presidência do país de maior comando sobre o mundo, é uma prova , e mais, é um salto enorme na igualdade das raças, a discriminação está diminuindo e a união de todos nós fará do mundo um lugar melhor para se viver.

Mônica Alessandra da Silva 1 º Ano

sábado, 21 de novembro de 2009

Carta


Eu desejo parabenizar toda a equipe da edição, elaboração e colaboradores do jornal " Notícias da Hora".
Em sua segunda edição, o jornal evoluiu muito no que se diz respeito ao seu conteúdo . Ele está mais completo, criativo, com assuntos diversificados e abrangentes.
Particularmente, gostei muito da matéria: " Daqui também saem grandes talentos",
pois mostra que a sabedoria e o esforço vence preconceitos e dificuldades.
Mais uma vez parabéns a todos, e que o jornal " Notícias da Hora" continue assim: sério, interessante e cada vez melhor.

Ana Letícia dos Reis