sexta-feira, 26 de junho de 2009

Divirta-se com Piadinhas e Perguntas cretinas!

1- O que existe, com certeza, após a morte?

2- Por que o porco anda de cabeça baixa?

3- Para que a galinha queria atravessar a rua?


4- Envelope redondo
E aquela secretária loira e gostosa. Liga para a papelaria:
__Vocês tem envelope redondo?
__ Envelope redondo?
__ Sim! É para enviar uma circular.


Respostas
01- - Velório
02- Porque tem vergonha de sua mãe ser porca.
03- Para chegar até o outro lado.

Aluno: Lucas Rodrigues da Silva - 6º B

Preparação para a festa Junina


A festa junina da Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" aconteceu no dia 20 de junho de 2009, no Abaeté Clube.

Para os ensaios realizados no turno vespertino, contamos com a ajuda da aluna do 2º anoA do Ensino Médio(Turno Matutino) Andreza, que se encarregou de ir à escola todos os dias.O que alegrou muito nossa festa.

Marcela do 6º ano A

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Editorial - Educação e Tecnologia

Neste mundo golobalizado, os meios de comunicação minimizam distância e tempo, gerando informações exageradas, necessidades de aperfeiçoamento e aprendizagem. Em meio a essa sociedade mutável exige-se do cidadão um letramento exacerbado, pois estamos vivendo hoje, a introdução na sociedade de novas e incipientes modalidades de práticas sociais, tanto nas questões de letras, leituras e escritas, quanto nas práticas de tecnologias tipográficas e digitais.

As inovações tecnológicas cheias de cores, sons e formas se expandem ocupando variados espaços. Daí surge um tema polêmico: Os textos escritos no papel podem desaparecer, dando um espaço total aos textos eletrônicos?

Para nós educadores, valem ressaltar ainda a importância do texto no papel, textos que todo leitor pode ter acesso, adquirir ou manusear sempre que se interessar ou necessitar em tempo e espaço individualizado, principalmente leitores que não tem acesso a textos eletrônicos.

Preocupa-nos tal questão, que nos propusemos ao desafio de criar um jornal escolar com propósito de estimular os alunos à criação, e ainda, oportunizar a todos os leitores e escritores conhecer o dia a dia da escola, o trabalho, o ensino aprendizado e a integração professor/aluno e comunidade escolar, por meio do exemplar: "Notícias da Hora".

Através desta proposta inovadora, ampliamos o espaço de escrita, leitura, e criamos mecanismos para a produção escrita em que o escritor e leitor descobrem o que, para que e para quem escrevem.

Assim ocorreu a reprodução e difusão da escrita na Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" através de um jornal impresso e em versão eletrônica, disponível no site: http://sites.google.com/newsdahora/ ou visite o blog da redação para saber das principais novidades da escola e da construção do mesmo em http://nhblogdaredacao.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de junho de 2009

GDP - Avaliando Crescimentos



É papel fundamental da escola procurar romper com a ideia de permanências enraigadas no Sistema educacional há décadas, de que a avaliação deverá ser um ato de repetição, no qual as habilidades do aluno são renegadas ou deixadas em segundo plano.

Com intuito de quebrar esse velho paradgma, o GDP(Grupo de Desenvolvimento Profissional) "Avaliando Crescimentos",aborda o tema Avaliação na E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira"conta com 09(nove) educadores das mais variadas áreas, que aos poucos estudam e discutem sobre as formas avaliativas, suas implicações e benefícios e vem lutando para que o processo avaliativo seja mais qualitativo, formativo, democrático e agradável, construindo assim uma escola cidadã capaz de atender o público da era tecnológica, cheia de informações, mas órfão de aprendizado.

Portanto, nossa tarefa como educadores dentro do GDP é árdua, porém, necessária para essa ruptura com os ranços que a avaliação não consegue desvencilhar-se com naturalidade.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

terça-feira, 9 de junho de 2009

Treinando Campeões!




Alunos do Turno vespertino e Matutino se encontram diariamente para aprender novas técnicas do jogo de xadrez. Monitores do Ensino médio conduzem as aulas com dinamismo e interação. Seja mais um aprendiz e futuro campeão!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Escola Pública de qualidade!

Oferece cursos de Informática aos seus alunos em horário extra turno, com professores capacitados. FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO (FIT) essa é a oportunidade que todos querem!

Nossa Escola é 10!




Oferece cursinho Pré vestibular para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio em horário extra-turno. São dos APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS.

Essa é Minha Chance !

ProUni - Programa Universidade para Todos. É um Programa do ministério de Educação que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas em cursos de graduação. Só pode candidatar ao ProUni, estudantes que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e obter nota mínima de 45 pontos. As inscrições do ENEM começam em 15 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro. Fique ligado!

Artigo - Juventude ameaçada

A má informação vem sendo um dos principais fatores no crescimento da Aids, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e o uso de drogas entre os jovens.

Já não se tem mais em casa diálogo entre pais e filhos, isso vem sendo uma das maiores dificuldades encontrada por educadores atualmente para prosseguirem com a educação dos jovens. A rebeldia e a falta de respeito já predominam, com isso a falta de vontade em aprender e fazer o certo.

As crianças estão aprendendo na rua coisas que não deveriam, porque os pais não estão presentes para orientar, assim eles adquirem uma informação errada a respeito de assuntos que deveriam ser tratados com mais cuidado e pudor.

As músicas, a informação distorcida como vem sendo mostrada pelos veículos de comunicação, faz com que esses jovens cresçam com uma impressão contraria das coisas e da vida, com isso crescem na certeza da impunidade com aquele pensamento de que "isso nunca vai acontecer comigo".

A chave para a conscientização de nossos jovens está na informação correta, na qual deveria primeiro vir de casa como deveria ser.

Jessilda

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Artigo de Opinião: O que é ser jovem hoje?

Nos dias de hoje os jovens tem tido comportamento muito arredio e desrespeitador. Cheios de vontades. Saem para as ruas em busca de realizações que às vezes vem marcar suas vidas para sempre.

Há um tempo atrás, os pais falavam e os filhos ouviam e mesmo irritados com as decisões de seus pais acatavam suas ordens.

Hoje a maioria dos pais saem para trabalhar e os filhos acabam ficando com as babás, em escolas ou creches onde muitos se tornam rebeldes, pelo fato de não ter tido seus pais por perto.

O envolvimento dos adolescentes hoje com as drogas é indiscutível, pois encontra em qualquer lugar jovens, ainda menina, com um filho para criar.

O que fazer?

Onde está o erro?

Pois se em todos os lugares por onde andamos há um anúncio:"Não Use drogas" "Use camisinha" "Se beber não dirija",e em jornais, revistas, computadores, escolas e assim por diante.

Onde vamos parar com tanta violência entre menores?

Até quando a humanidade irá enfrentar esta dimensão de desvio de comportamento desses jovens de hoje...

Às vezes buscar mais a religiosidade de cada família, ter sempre um programa legal entre família, procurar ouvir mais nossos filhos, ser uma amigo no qual ele possa confiar.

Tudo é possível, mas para que aconteça é preciso se unir para alcançar este desafio.


Érika Marques - EJA 2

Novas Intervenções!


Na E. E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" aulas de Reforço no turno Matutino aos alunos do turno Vespertino que apresentam dificuldades . Toda 2ª,4ª e 6ª feira com a professora Maria Cecíla. As aulas são bem organizadas e nos ajuda bastante a compreender a matéria.




Aluna Maria Tereza 6º ano C

Daqui também sai grandes talentos!


Jean Higor de Almeida Couto, filho de Elza e José Couto Junior, foi aprovado no vestibular na Universidade Federal de Viçosa(UFV) no curso de Ciências contábeis em janeiro/09.

terça-feira, 2 de junho de 2009

ESTUDANTE EM DESTAQUE 2009



Luiz Hermínio Vilas Boas, filho de Ivan Vilas Boas e Maria Cristina, concluinte do Ensino Médio na Escola Estadual "Dr Edgardo da Cunha Pereira", foi aprovado no vestibular em janeiro/09, na UFMG, no curso de Engenharia Civil. Parabéns ao aluno, pais e equipe escolar.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Questão 3 do Módulo III

Não. Mesmo tendo apresentado informações relevantes e significatias a leitura do texto não mobilizou o grupo reformular aspectos na Proposta de Projeto apresentada, pois toda nossa proposta de 2009 já está direcionada para a construção do jornal em versão impressa e eletrônica.

Acreditamos que possa ser muito util em um nova Proposta de Projeto, enfocando mudanças no Projeto Político Pedagógico da escola com vistas à formação do leitor de literatura, incluindo maior estrutura de um projeto sustentado pela ampliação e interação dos espaços de leitura na escola.