Diante da proposta do ensino educacional para o novo século que privilegia o questionamento, e não apenas o acúmulo passivo de informações, levou a equipe da escola a participar do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional, formar 2 grupos de estudos CDP “Educavida” e o GDP” Avaliando Crescimentos”com a finalidade de repensar a questão do letramento e avaliação.
No primeiro momento tais mudanças na forma de rever novas metodologias de ensino na escola geraram resistência, mas com persistência e transparência as lideranças desses grupos demonstraram a importância dos Planos de Projeto.
O Grupo “Avaliando Crescimentos “ através dos estudos teóricos realizados sobre a avaliação constatou a necessidade de mudança no processo de ensino, de aprendizagem e formas de avaliar.
Como nos diz Philippe Perrenoud: ”Nenhuma Pedagogia por mais frontal e tradicional que seja , é totalmente indiferente às questões, às respostas, às tentativas e aos erros dos alunos”
Com o objetivo de melhorar cada dia mais o rendimento dos alunos e minimizar as diferenças nos resultados das avaliações externas e internas, propomos uma forma de avaliação formativa, através de uma regulação intencional, cuja intenção é determinar ao mesmo tempo o caminho já percorrido por cada um e aquele que resta a percorrer com vista a intervir para otimizar os processos de aprendizagem.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Dia da Consciência Negra
a Escola comemorou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Evento organizado pelos alunos e a professora Mércia Morato. As apresentações culturais foram um show.
Pena que ainda exista discriminação quanto a cor da pele, esse preconceito nos impede de aprender e comartilhar da vida com quem está ao nosso lado, mais ao lado do que imaginamos, porque aqui no Brasil predomina a mistura de raça, cultura, amor. Somos um só povo.
ALMA NÃO TEM COR!!!
Ghessa Giovanna Dias Ferreira 2ºD
Sucesso dos Alunos no Vestibular Novembro/09
Guilherme Blon - 3º ano B - Medicina Veterinária - UNIPAC - 1º lugar
Viviane 3º ano B - Arquitetura e Urbanismo - UNIPAC -1º Lugar
Camila 3º ano C - Biomedicina - UNIPAC -2º lugar
Marina 3º ano B - Nutrição
Suelen 3º ano B - Nutrição
Lorena Naiara 3º ano B - Engenharia de P.Civil UNIPAC
Lorena Nicole 3º ano B - Direito - UNA/BH
Rafaela Nicole 3º ano B - Desing de interior - UNA/BH
Fernanda 3º ano B - Medicina Veterinária - UNIPAC
Priscila 3º ano A - Fisioterapia - UNIPAC
Everton 3º Ano A - Farmácia - UNIPAC
Felipe 3º ano A - Engenharia de P. Civil - UNIPAC
Fábio 3º ano A - Design Gráfico - FUMEC
Luciana 3º ano C - Medicina Veterinária - UNIPAC
Alunos do Ensino Médio participam do Projeto FIT
Em horário extra turno a escola atende 160 alunos um amplo laboratório de informática. Projeto que visa a Formação Inicial para o trabalho.
Durante as aulas alguns alunos se disponibilizam a orientar
Colegas que não desenvolveu ainda a habilidade de operar com essa tecnologia.
Durante as aulas alguns alunos se disponibilizam a orientar
Colegas que não desenvolveu ainda a habilidade de operar com essa tecnologia.
Exemplos de Determinação e Perseverança
Funcionárias da Escola, após os 50 anos de idade concluem o Ensino Fundamental.
Dª Eunice e Dª Aparecida, se ingressaram na Educação de Jovens e adultos (Projeto Minas Educar), na Escola Estadual “Frederico Zacarias” em 2007 e concluem essa etapa em dezembro/09, com muita determinação.
Todos funcionários se orgulham de pessoas como vocês.
Parabéns!!!
 corrida pela igualdade
O nosso país passou a passa diariamente por várias mudanças. Mas um assunto que tende permanecer estável é o tema sobre a igualdade das regras.
Há muitos anos atrás foi decretada a Lei Áurea, que aboliu somente a escravidão do negro, mas não os permitiu de teres uma vida normal, assim como um branco ou amarelo.
O que não entra na minha cabeça é o porquê do negro ser tão discriminado, pois se tudo o que Deus ofereceu para o branco ele ofereceu ao negro.
Os negros passam por diversas dificuldades diariamente, e não tem total prazer de desfrutar da “liberdade” que com tanto suor foi lhes concedida.
Deveríamos todos nos aderir ao 13 de maio, não só na data propriamente dita, mas sim ver o negro como o branco e ver nele qualidades e capacidades de substituir um branco em qualquer profissão.
A presidência do país de maior comando sobre o mundo, é uma prova , e mais, é um salto enorme na igualdade das raças, a discriminação está diminuindo e a união de todos nós fará do mundo um lugar melhor para se viver.
Mônica Alessandra da Silva 1 º Ano
Há muitos anos atrás foi decretada a Lei Áurea, que aboliu somente a escravidão do negro, mas não os permitiu de teres uma vida normal, assim como um branco ou amarelo.
O que não entra na minha cabeça é o porquê do negro ser tão discriminado, pois se tudo o que Deus ofereceu para o branco ele ofereceu ao negro.
Os negros passam por diversas dificuldades diariamente, e não tem total prazer de desfrutar da “liberdade” que com tanto suor foi lhes concedida.
Deveríamos todos nos aderir ao 13 de maio, não só na data propriamente dita, mas sim ver o negro como o branco e ver nele qualidades e capacidades de substituir um branco em qualquer profissão.
A presidência do país de maior comando sobre o mundo, é uma prova , e mais, é um salto enorme na igualdade das raças, a discriminação está diminuindo e a união de todos nós fará do mundo um lugar melhor para se viver.
Mônica Alessandra da Silva 1 º Ano
sábado, 21 de novembro de 2009
Carta

Eu desejo parabenizar toda a equipe da edição, elaboração e colaboradores do jornal " Notícias da Hora".
Em sua segunda edição, o jornal evoluiu muito no que se diz respeito ao seu conteúdo . Ele está mais completo, criativo, com assuntos diversificados e abrangentes.
Particularmente, gostei muito da matéria: " Daqui também saem grandes talentos",
pois mostra que a sabedoria e o esforço vence preconceitos e dificuldades.
Mais uma vez parabéns a todos, e que o jornal " Notícias da Hora" continue assim: sério, interessante e cada vez melhor.
Ana Letícia dos Reis
Carta à Redação - 1º B
O" Notícias da Hora "produzido pelos alunos, juntamente os diretores e professores
da escola " Dr Edgardo da Cunha Pereira ", deu muito o que falar, pois mesmo tendo edições passadas é um marco para a escola mostrando suas atividades educativas, como
o projeto do xadrez na escola, que faz muito sucesso entre os alunos, muitos deles já ganharam prêmios em torneios municipais e regionais.
O jornal mostra também a entrevista do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , argumentando sobre a crise mundial, e outros fatores financeiros, além de falar sobre a cultura e outros aspectos que visam informar o jovem, e fazer com que ele fique mais antenado sobre o que se passa no ambiente em que ele passa boa parte do seu tempo.
A meu ver essa iniciativa devia também ser feita por outras instituições públicas, incentivando a população a ler mais, pois só assim estaremos formando pessoas bem informadas sobre o lugar onde vivem.
Jeferson Washington de Araújo
Carta à Redação

Parabéns a todos que ajudaram a produzir e a elaborar o jornal! A primeira edição deste ano ficou imperdível.
As reportagens bem criativas e com nível de informação e aprendizagem que realmente submetem as pessoas ao conhecimento.
São essas iniciativas sociais dentro da escola, que ajudam e aprimoram alunos e professores para a vida futura. Parabéns!
Mirele Natiele da Cunha
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
A escola descobre talentos
No "Jornal Notícias da Hora" da Escola Estadual Dr. Edgardo da Cunha Pereira, achei bastante interessante a reportagem "A escola descobre talentos", onde a nossa escola descobriu os talentos circenses de Nórton e Maria Amália do 8ºano C do turno vespertino.
Achei certo a escola abrir um espaço para que os alunos possam mostrar suas habilidades e capacidades, que muitas vezes estão escondidos, por falta de oportunidades.
Parabéns para a escola pelo incentivo e pelo apoio. Que esses novos talentos possam florescer cada dia mais e transformarem a escola em um lugar mais agradável e sociável para todos.
Amanda Íngrid Alves Ferreira 1ºB
Achei certo a escola abrir um espaço para que os alunos possam mostrar suas habilidades e capacidades, que muitas vezes estão escondidos, por falta de oportunidades.
Parabéns para a escola pelo incentivo e pelo apoio. Que esses novos talentos possam florescer cada dia mais e transformarem a escola em um lugar mais agradável e sociável para todos.
Amanda Íngrid Alves Ferreira 1ºB
A escola em destaque!

Diante de um ambiente escolar dotado de uma oculta criatividade, não podia se imaginar a existência de grandes e inteligentes inventores, que atualmente se destacaram na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG).
Motivados pela escola, alunos do Ensino Médio começam a construir a base para um futuro de sucessos, mostrando a grande importância da participação e incentivo da escola na fomação gradual, porém, qualificada de um bom aluno.
A meu ver, a Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" dispõe de uma ótima e diversificada estrutura para estimular o desenvolviemtno e o destaque dos atuais estudantes. A exemplo disso, vemos a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os diversos concursos de redações, as Olimpíadas de Matemática e o próprio Notícia da Hora, além da OBFOG.
Quero agradecer à escola por investir em minha formação, pois é de ações como essa que surgem grandes talentos!
Obrigada!
Jéssica Aparecida de Macedo 1ºB
Motivados pela escola, alunos do Ensino Médio começam a construir a base para um futuro de sucessos, mostrando a grande importância da participação e incentivo da escola na fomação gradual, porém, qualificada de um bom aluno.
A meu ver, a Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" dispõe de uma ótima e diversificada estrutura para estimular o desenvolviemtno e o destaque dos atuais estudantes. A exemplo disso, vemos a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os diversos concursos de redações, as Olimpíadas de Matemática e o próprio Notícia da Hora, além da OBFOG.
Quero agradecer à escola por investir em minha formação, pois é de ações como essa que surgem grandes talentos!
Obrigada!
Jéssica Aparecida de Macedo 1ºB
Opnando sobre o "Notícias da Hora"
O jornal "Notícias da Hora" teve várias reportagens deslumbrantes e motivadoras em sua 2º edição, como por exemplo a reportagem "Novas Intervenções".É muito interessante divulgar boas ações para um melhor ensino, para que todos vejam como a escola tem vontade de ajudar tanto os alunos com mais dificuldade como os que estão se preparando para o vestibular.
A divulgação é sem dúvida o melhor meio para que o nome da escola cresça bem.
Jonas Alves Ferrão 1ºB
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Alunos em destaque 1º,2º e 3º Bimestre
Escola E. “Dr. Edgardo da Cunha Pereira”
Média do 1º, 2º e 3º bimestre – Valor de 75,0 pontos
Alunos em Destaque – Turno Vespertino
Turmas Alunos Total
6º A 1º lugar – Milene Gabrielle de Faria 63,0
6º B 1º lugar- Thalia Aparecida César 47,0
6º C 1º lugar- Joice Fernanda Bernardina 47,8
7º A 1º lugar- Karine Franciele B. dos Reis 62,0
8º A 1º lugar- Caio Pereira Valadares 67,9
8º B 1º lugar- Mateus Luiz da Silva 50,8
8º C 1º lugar- Carlos Roberto Ferreira Leite 42,6
PAV 1A 1º lugar- Pablo Weslei da Silva 51,3
PAV 1B 1º lugar- Lucas de Almeida Ferreira 53,0
PAV 2A 1º lugar- Paulo Henrique C. da Silva 49,1
Alunos em Destaque – Turno Matutino
Turmas Alunos Total
9º A 1º lugar – Mariane A. B. Vieira 68,0
9º B 1º lugar – Naiara Lamounier Botelho 44,1
9º C 1º lugar- Juli Nicaele Ferreira 52,4
1º A 1º lugar-Marina E. A da Fonseca 55,2
1º B 1º lugar- Ana Letícia dos Reis 65,0
1º C 1º lugar- Bruna Marques da Cunha 45,0
1º E 1º lugar- Diego Henrique Araújo 62,0
2º A 1º lugar- Juliana Pereira Portes 59,0
2º B 1º lugar- Ester Sena G de Almeida 51,0
2º C 1º lugar- Aline Adriana da C. Andrade 58,3
2º D 1º lugar- Sérgio Nicoli Sousa Aguiar 64,0
3º A 1º lugar- Neide Maria da Cunha 56,0
3º B 1º lugar- Suelen Antônia de O. Faria 48,7
3º C 1º lugar- Eliane Carla Alves da Silva 51,7
Turno Noturno
PAV 2B 1º lugar – Maycon Soares da Silva 56,8
PAV 2C 1º lugar – Mayara de Oliveira Corgosinho 58,9
1ºF 1º lugar – Everton Aparecido Ferreira Soares 40,9
1ºG 1º lugar – Bruna Rodrigues de Sousa 51,0
2ºE 1º lugar E – Mirian Suelen da Silva 44,5
2ºF 1º lugar – Rafaela da Costa Abreu 48,9
3 D 1º lugar – Luciana Rodrigues Maia 49,7
3 E 1º lugar – Andreza Cristina Ferreira 51,0
EJA 1º período1º lugar – Priscila Aparecida Alves da Silva 48,8
EJA 3º Período1º lugar – Alfredo Gontijo Júnior 36 ( em 50 pontos)
Fonte: Diários de Classe/2009
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Acróstico
Assinar:
Postagens (Atom)

