terça-feira, 24 de novembro de 2009

Avaliar para ensinar melhor

Diante da proposta do ensino educacional para o novo século que privilegia o questionamento, e não apenas o acúmulo passivo de informações, levou a equipe da escola a participar do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional, formar 2 grupos de estudos CDP “Educavida” e o GDP” Avaliando Crescimentos”com a finalidade de repensar a questão do letramento e avaliação.
No primeiro momento tais mudanças na forma de rever novas metodologias de ensino na escola geraram resistência, mas com persistência e transparência as lideranças desses grupos demonstraram a importância dos Planos de Projeto.
O Grupo “Avaliando Crescimentos “ através dos estudos teóricos realizados sobre a avaliação constatou a necessidade de mudança no processo de ensino, de aprendizagem e formas de avaliar.
Como nos diz Philippe Perrenoud: ”Nenhuma Pedagogia por mais frontal e tradicional que seja , é totalmente indiferente às questões, às respostas, às tentativas e aos erros dos alunos”
Com o objetivo de melhorar cada dia mais o rendimento dos alunos e minimizar as diferenças nos resultados das avaliações externas e internas, propomos uma forma de avaliação formativa, através de uma regulação intencional, cuja intenção é determinar ao mesmo tempo o caminho já percorrido por cada um e aquele que resta a percorrer com vista a intervir para otimizar os processos de aprendizagem.

Dia da Consciência Negra



a Escola comemorou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Evento organizado pelos alunos e a professora Mércia Morato. As apresentações culturais foram um show.
Pena que ainda exista discriminação quanto a cor da pele, esse preconceito nos impede de aprender e comartilhar da vida com quem está ao nosso lado, mais ao lado do que imaginamos, porque aqui no Brasil predomina a mistura de raça, cultura, amor. Somos um só povo.
ALMA NÃO TEM COR!!!

Ghessa Giovanna Dias Ferreira 2ºD

Sucesso dos Alunos no Vestibular Novembro/09


Guilherme Blon - 3º ano B - Medicina Veterinária - UNIPAC - 1º lugar
Viviane 3º ano B - Arquitetura e Urbanismo - UNIPAC -1º Lugar
Camila 3º ano C - Biomedicina - UNIPAC -2º lugar
Marina 3º ano B - Nutrição
Suelen 3º ano B - Nutrição
Lorena Naiara 3º ano B - Engenharia de P.Civil UNIPAC
Lorena Nicole 3º ano B - Direito - UNA/BH
Rafaela Nicole 3º ano B - Desing de interior - UNA/BH
Fernanda 3º ano B - Medicina Veterinária - UNIPAC
Priscila 3º ano A - Fisioterapia - UNIPAC
Everton 3º Ano A - Farmácia - UNIPAC
Felipe 3º ano A - Engenharia de P. Civil - UNIPAC
Fábio 3º ano A - Design Gráfico - FUMEC
Luciana 3º ano C - Medicina Veterinária - UNIPAC

Alunos do Ensino Médio participam do Projeto FIT

Em horário extra turno a escola atende 160 alunos um amplo laboratório de informática. Projeto que visa a Formação Inicial para o trabalho.
Durante as aulas alguns alunos se disponibilizam a orientar
Colegas que não desenvolveu ainda a habilidade de operar com essa tecnologia.

Exemplos de Determinação e Perseverança


Funcionárias da Escola, após os 50 anos de idade concluem o Ensino Fundamental.

Dª Eunice e Dª Aparecida, se ingressaram na Educação de Jovens e adultos (Projeto Minas Educar), na Escola Estadual “Frederico Zacarias” em 2007 e concluem essa etapa em dezembro/09, com muita determinação.
Todos funcionários se orgulham de pessoas como vocês.
Parabéns!!!

 corrida pela igualdade

O nosso país passou a passa diariamente por várias mudanças. Mas um assunto que tende permanecer estável é o tema sobre a igualdade das regras.
Há muitos anos atrás foi decretada a Lei Áurea, que aboliu somente a escravidão do negro, mas não os permitiu de teres uma vida normal, assim como um branco ou amarelo.
O que não entra na minha cabeça é o porquê do negro ser tão discriminado, pois se tudo o que Deus ofereceu para o branco ele ofereceu ao negro.
Os negros passam por diversas dificuldades diariamente, e não tem total prazer de desfrutar da “liberdade” que com tanto suor foi lhes concedida.
Deveríamos todos nos aderir ao 13 de maio, não só na data propriamente dita, mas sim ver o negro como o branco e ver nele qualidades e capacidades de substituir um branco em qualquer profissão.
A presidência do país de maior comando sobre o mundo, é uma prova , e mais, é um salto enorme na igualdade das raças, a discriminação está diminuindo e a união de todos nós fará do mundo um lugar melhor para se viver.

Mônica Alessandra da Silva 1 º Ano

sábado, 21 de novembro de 2009

Carta


Eu desejo parabenizar toda a equipe da edição, elaboração e colaboradores do jornal " Notícias da Hora".
Em sua segunda edição, o jornal evoluiu muito no que se diz respeito ao seu conteúdo . Ele está mais completo, criativo, com assuntos diversificados e abrangentes.
Particularmente, gostei muito da matéria: " Daqui também saem grandes talentos",
pois mostra que a sabedoria e o esforço vence preconceitos e dificuldades.
Mais uma vez parabéns a todos, e que o jornal " Notícias da Hora" continue assim: sério, interessante e cada vez melhor.

Ana Letícia dos Reis

Carta à Redação - 1º B


O" Notícias da Hora "produzido pelos alunos, juntamente os diretores e professores
da escola " Dr Edgardo da Cunha Pereira ", deu muito o que falar, pois mesmo tendo edições passadas é um marco para a escola mostrando suas atividades educativas, como
o projeto do xadrez na escola, que faz muito sucesso entre os alunos, muitos deles já ganharam prêmios em torneios municipais e regionais.
O jornal mostra também a entrevista do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , argumentando sobre a crise mundial, e outros fatores financeiros, além de falar sobre a cultura e outros aspectos que visam informar o jovem, e fazer com que ele fique mais antenado sobre o que se passa no ambiente em que ele passa boa parte do seu tempo.
A meu ver essa iniciativa devia também ser feita por outras instituições públicas, incentivando a população a ler mais, pois só assim estaremos formando pessoas bem informadas sobre o lugar onde vivem.

Jeferson Washington de Araújo

Carta à Redação


Parabéns a todos que ajudaram a produzir e a elaborar o jornal! A primeira edição deste ano ficou imperdível.
As reportagens bem criativas e com nível de informação e aprendizagem que realmente submetem as pessoas ao conhecimento.
São essas iniciativas sociais dentro da escola, que ajudam e aprimoram alunos e professores para a vida futura. Parabéns!
Mirele Natiele da Cunha

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A escola descobre talentos

No "Jornal Notícias da Hora" da Escola Estadual Dr. Edgardo da Cunha Pereira, achei bastante interessante a reportagem "A escola descobre talentos", onde a nossa escola descobriu os talentos circenses de Nórton e Maria Amália do 8ºano C do turno vespertino.
Achei certo a escola abrir um espaço para que os alunos possam mostrar suas habilidades e capacidades, que muitas vezes estão escondidos, por falta de oportunidades.
Parabéns para a escola pelo incentivo e pelo apoio. Que esses novos talentos possam florescer cada dia mais e transformarem a escola em um lugar mais agradável e sociável para todos.

Amanda Íngrid Alves Ferreira 1ºB

A escola em destaque!




Diante de um ambiente escolar dotado de uma oculta criatividade, não podia se imaginar a existência de grandes e inteligentes inventores, que atualmente se destacaram na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG).
Motivados pela escola, alunos do Ensino Médio começam a construir a base para um futuro de sucessos, mostrando a grande importância da participação e incentivo da escola na fomação gradual, porém, qualificada de um bom aluno.
A meu ver, a Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" dispõe de uma ótima e diversificada estrutura para estimular o desenvolviemtno e o destaque dos atuais estudantes. A exemplo disso, vemos a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os diversos concursos de redações, as Olimpíadas de Matemática e o próprio Notícia da Hora, além da OBFOG.
Quero agradecer à escola por investir em minha formação, pois é de ações como essa que surgem grandes talentos!
Obrigada!

Jéssica Aparecida de Macedo 1ºB

Opnando sobre o "Notícias da Hora"


O jornal "Notícias da Hora" teve várias reportagens deslumbrantes e motivadoras em sua 2º edição, como por exemplo a reportagem "Novas Intervenções".É muito interessante divulgar boas ações para um melhor ensino, para que todos vejam como a escola tem vontade de ajudar tanto os alunos com mais dificuldade como os que estão se preparando para o vestibular.
A divulgação é sem dúvida o melhor meio para que o nome da escola cresça bem.

Jonas Alves Ferrão 1ºB

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alunos em destaque 1º,2º e 3º Bimestre


Escola E. “Dr. Edgardo da Cunha Pereira”
Média do 1º, 2º e 3º bimestre – Valor de 75,0 pontos
Alunos em Destaque – Turno Vespertino

Turmas Alunos Total
6º A 1º lugar – Milene Gabrielle de Faria 63,0
6º B 1º lugar- Thalia Aparecida César 47,0
6º C 1º lugar- Joice Fernanda Bernardina 47,8
7º A 1º lugar- Karine Franciele B. dos Reis 62,0
8º A 1º lugar- Caio Pereira Valadares 67,9
8º B 1º lugar- Mateus Luiz da Silva 50,8
8º C 1º lugar- Carlos Roberto Ferreira Leite 42,6
PAV 1A 1º lugar- Pablo Weslei da Silva 51,3
PAV 1B 1º lugar- Lucas de Almeida Ferreira 53,0
PAV 2A 1º lugar- Paulo Henrique C. da Silva 49,1


Alunos em Destaque – Turno Matutino
Turmas Alunos Total
9º A 1º lugar – Mariane A. B. Vieira 68,0
9º B 1º lugar – Naiara Lamounier Botelho 44,1
9º C 1º lugar- Juli Nicaele Ferreira 52,4
1º A 1º lugar-Marina E. A da Fonseca 55,2
1º B 1º lugar- Ana Letícia dos Reis 65,0
1º C 1º lugar- Bruna Marques da Cunha 45,0
1º E 1º lugar- Diego Henrique Araújo 62,0
2º A 1º lugar- Juliana Pereira Portes 59,0
2º B 1º lugar- Ester Sena G de Almeida 51,0
2º C 1º lugar- Aline Adriana da C. Andrade 58,3
2º D 1º lugar- Sérgio Nicoli Sousa Aguiar 64,0
3º A 1º lugar- Neide Maria da Cunha 56,0
3º B 1º lugar- Suelen Antônia de O. Faria 48,7
3º C 1º lugar- Eliane Carla Alves da Silva 51,7

Turno Noturno

PAV 2B 1º lugar – Maycon Soares da Silva 56,8
PAV 2C 1º lugar – Mayara de Oliveira Corgosinho 58,9
1ºF 1º lugar – Everton Aparecido Ferreira Soares 40,9
1ºG 1º lugar – Bruna Rodrigues de Sousa 51,0
2ºE 1º lugar E – Mirian Suelen da Silva 44,5
2ºF 1º lugar – Rafaela da Costa Abreu 48,9
3 D 1º lugar – Luciana Rodrigues Maia 49,7
3 E 1º lugar – Andreza Cristina Ferreira 51,0
EJA 1º período1º lugar – Priscila Aparecida Alves da Silva 48,8
EJA 3º Período1º lugar – Alfredo Gontijo Júnior 36 ( em 50 pontos)



Fonte: Diários de Classe/2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Acróstico


Abaeté, cidade linda! Temos orgulho de morar aqui
Belas praças que encantam
A quem a visitam
E quem a visita, quer também
Ter o prazer de morar aqui
É divertido morar em ABAETÉ.Tem crianças brincando nas ruas e muita gente feliz.


Aluna: Maiara Batista
6º ano A
Professora Maria Vanderli

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Metacognição: Reflexão sobre o artigo Suporte Revista

Metacognição: refletindo sobre a nossa aprendizagem relacionado ao Suporte Revista.
O suporte revista de Ângela Maria da Silva Souto e Vilma de Sousa aborda questões relevantes quanto à compreensão e à produção de textos , além de subsidiar o trabalho do professor quando se refere ao desenvolvimento da competência: Ler revistas, produtiva e autonomamente.
Ao manusear uma revista muitas vezes lemos alguns artigos, analisamos fotos sem considerá-la como um suporte textual,às vezes, como distração, passatempo ou até mesmo para nos informar, mas ao Ler este artigo direcionando nossa atenção aos recursos utilizados em uma revista ( cores, fontes,estilos variados de letra e disposição no papel), ressalta-se a riqueza de conteúdos da proposta que abordamos. Com a capa de uma revista explora-se uma variedade de recursos, pois a mesma tem como objetivo atrair o leitor , funciona como uma vitrine ou carta de apresentação da publicação e isso contribui de forma positiva para exploração do gênero em sala de aula.
Observa-se também que a revista traz componentes em comum com o jornal, como: sumário, índice, carta ao leitor, notícias, reportagens, entretenimento e entrevistas. São gêneros que podemos explorar e compará-los, uma vez que nossos alunos e até mesmo professores ,já se utilizam do jornal como suporte. Isso facilitará o entendimento de ambos, pois são constituídos por gêneros textuais do domínio discursivo jornalístico.
Quando se trabalha com suportes como revistas e jornais, percebe-se que o uso de recursos utilizados sobre o leitor são ferramentas marcantes para persuadi-lo, quando o mesmo se identifica com os tais. As chances de procura são maiores. Os textos escritos para revistas se direcionam a determinado público( mulheres ou homens ,estabilizados financeiramente, independentes – exceto revistas em quadrinhos), já os jornais circulam e chegam a todo público, pelo seu baixo valor de custo .
Uma abordagem significativa para o grupo, no texto Suporte Revista, é o fato de a autora ressaltar a objetividade como efeito de sentido nos textos jornalísticos. Os textos devem explicitar identificação das pessoas, do local, do tempo em que os fatos ocorreram; evitar o uso de palavras ou expressões com duplo sentido. O jornalista deve se comprometer com a verdade dos fatos e com a linguagem objetiva.
Ao mesmo tempo a autora aborda a as marcas de subjetividade que contêm os textos, marcas de valores e posicionamento, no momento em que queremos influenciar as pessoas. Ela diz: ” O sentido e o valor do que é dito depende de quem diz: a palavra de um cientista ou de um jurista famoso, por exemplo tem maior peso que a de um cidadão comum, que não é especialista”
Nota-se a necessidade do conhecimento ao redigir um artigo- é preciso aprender a ler nas entrelinhas, interpretar os indícios, descobrir quem está dizendo o quê, para quem, com que intenção – diz também a autora.
Estas palavras, em consonância com redigir, nada mais é que estar com os olhos da mente abertos para o mundo.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Escola em Ação

Quem nunca ouviu falar do jogo do xadrez?
Se não o conhecem podem começá-lo a fazê-lo agora. A E. E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" cada vez mais entra em ação incentivando os alunos e sediando diversos torneios desse jogo. No dia 04/04 ocorreu em Itaúna um torneio de xadrez para o qual foram 42 alunos de nossa escola. Felizmanete 23 deles foram premiados.Parabeniza-se a todos! A escola agradece por ser tão bem representada e também ao professor Gerson por estar sempre presente.
No dia 25/04/ 09, aconteceu um evento denominado "Dia da família na Escola", houve várias atrações como exposições, teatros, danças e também torneio de xadrez, ocorrido de 12:00h às 17:00h. Foram feitas 95 inscrições para um limite de 100.
A escola foi privilegiada com a presença do Dr. Arnaldo, renomado médico da cidade.
Em entrevista com um dos vencedores da categoria F, Igor João Stéfani Silva Campos, ex aluno da escola Estadual "Sebastião Campos (Quartel Geral) e que atualmente cursa direito em Bom Despacho, disse que o xadrez é um jogo estimulante e que veio a Abaeté especialmente para esse torneio.
A escola contou com a presença de Marcilene Pires Aguiar, professora de Educação Física na Escola Estadual" José Ribeiro de Andrade" e municipal "Frederico Campos"(Cedro do Abaeté). Ela trouxe seus alunos para jogar e disse que a seu ver um dos principais atributos que o xadrez acrescenta é facilitar a socialização com as pessoas.
Foram recebidos na escola os pequenos grandes alunos do Instituto Educacional Criativo de Abaeté, que deram um show de raciocínio, afinal de contas, xadrez não tem idade.
Pois então fique atento para o próximo torneio e participe!

Aconteceu - Xadrez uma eterna competição

Realizou-se mais um torneio de xadrez, no dia 28 de junho de 2009, na Praça Dr.Amador Alvares, em frente o MC Potato(patrocinador do Evento) . Teve a seguinte programação: As 8:30h, a abertura e o congresso técnico, às 9:00h a primeira rodada e às 13:00h o encerramento.
A premeação foi de medalhas para os 6 primeiros colocados de cada categoria( categoria A, 2º e 3º ano do ensino fundamental, B, 4º e 5º ano, C, 6º e 7º ano, D, 8º e 9º ano, E, Ensino Médio e F, absoluto) e foi sorteado entre os participantes, um tabuleiro de xadrez com as respectivas peças.
O sistema de jogo/ritmo foi suiço em 5 rodadas de 15 minutos nocaute. As inscrições foram limitadas até 130 jogadores.
Os jogadores das categorias C, D e E na maior parte, alunos da Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" tiveram a seguinte classificação:

Categoria C: 1º lugar - João Paulo (E. E. "Dr. Edgardo da C.Pereira")
2º lugar - Darlei ( E. M. "Irmã Maria de Lourdes"
3º lugar - Leonardo(E. E. "Dr. Edgardo da C.Pereira")
4º lugar - Pedro Augusto( CNEC)
5º lugar - Vinicius (E.E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
6º lugar - Gabriela ( E. E "Dr. Edgardo da C. Pereira)

Categoria D -1º lugar - Caio ( E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
2º lugar - Breno(E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
3º lugar- Igor ( E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
4º lugar - Osmair ( E. E. "Frederico Zacarias")
5º lugar - Isabela (E.E."Dr. Edgardo da C. Pereira)
6º lugar - Leandro(E. E. "Dr. Edgardo da cunha Pereira)

Categoria E- 1º lugar - Michael (E. E."Dr. Edgardo da C. Pereira)
2º lugar - José Francisco (E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
3º lugar - Hugo (E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
4º lugar - Pablo (E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira)
5º lugar - Hiago ( Cidade de Dores do Indaiá)
Muitos ganharam o mérito da medalha de honra e outros ganharam o aprendizado e o prazer em competir.
(Isabela 8º A e Gabriela 6º A)

Carta ao Editor

Em todas as escolas existem talentos, muitos deles escondidos, sem oportunidades para se revelarem. Esse jornal abriu "as janelas" para que muitos poetas, atletas, escritores, verdadeiros gênios, mostrassem suas habilidades.
Além disso, informa aos alunos o que ocorre e o que vai ocorrer na escola, como os projetos ambientais, campeonatos de xadrez e outros. Ajuda-nos, ainda, desenvolver o raciocínio. Parabéns para cada participante desse trabalho.
Eduardo Humberto Machado - 1º ano B

Carta ao Editor

Parabéns a toda equipe que elaborou esse jornal, professores e alunos, eu amei de verdade essa primeira edição!
Achei super interessante a integração dos alunos do Ensino Fundamental no projeto "Consciência Ecológica e Qualidade de Vida", as peças de teatro mostradas no jornal, as premiações dos alunos que concorreram com redações e desenhos nos projetos ambientais.
Além disso, o que mais me chamou a atenção é que o jornal é produzido principalmente pelos alunos, que se encarregam de cobrir eventos, tirar fotos e redigir os textos, o que é uma estratégia essencial para o desenvolvimento destes e da escola no geral.
A parte de entretenimento foi super divertida com piadas bem elaboradas, cruzadinhas educacionais e propagandas de livros, o que estimula os leitores a mergulharem sua imaginação em um mundo do saber.
Ah! E os poemas são lindos!
Parabéns de verdade a todos que participaram desta publicação. Desejo que este jornal que já é um sucesso continue se destacando e levando alunos a participarem de maneira efetiva da vida escolar.
Mirele Natiele da Cunha - 1º ano B

Cartas ao Editor

"Notícias da Hora", o nome já diz tudo. Informações, conhecimentos, dicas tudo relacionado à atualidade e ao desenvolvimento escolar dos alunos.

Visto como uma oportunidade para que os alunos se expressem e interajam melhor com a comunidade. Esse jornal procura incentivar a procura e pesquisa por novas informações que edificam a personalidade humana.

Entre os projetos divulgados, a meu ver, o xadrez ganha destaque, pois é um tema pouco conhecido en nossa sociedade abaeteense, porém, de fundamental importância para o nosso crescimento intelectual. Foi uma ótima ideia de nosso professor Gerson trazer essse esporte para o nosso meio, procurando evoluir o 'SABER" de seus alunos.

Enfim, para mim, "Notícias da Hora" é um veículo de comunicação que leva a nós interlocutores, a oportunidade de expressarmos nosso ponto de vista e, além disso, conhecer as informações regionais e locais.

Jéssica Aparecida de Macedo - 1º B

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Divirta-se com Piadinhas e Perguntas cretinas!

1- O que existe, com certeza, após a morte?

2- Por que o porco anda de cabeça baixa?

3- Para que a galinha queria atravessar a rua?


4- Envelope redondo
E aquela secretária loira e gostosa. Liga para a papelaria:
__Vocês tem envelope redondo?
__ Envelope redondo?
__ Sim! É para enviar uma circular.


Respostas
01- - Velório
02- Porque tem vergonha de sua mãe ser porca.
03- Para chegar até o outro lado.

Aluno: Lucas Rodrigues da Silva - 6º B

Preparação para a festa Junina


A festa junina da Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" aconteceu no dia 20 de junho de 2009, no Abaeté Clube.

Para os ensaios realizados no turno vespertino, contamos com a ajuda da aluna do 2º anoA do Ensino Médio(Turno Matutino) Andreza, que se encarregou de ir à escola todos os dias.O que alegrou muito nossa festa.

Marcela do 6º ano A

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Editorial - Educação e Tecnologia

Neste mundo golobalizado, os meios de comunicação minimizam distância e tempo, gerando informações exageradas, necessidades de aperfeiçoamento e aprendizagem. Em meio a essa sociedade mutável exige-se do cidadão um letramento exacerbado, pois estamos vivendo hoje, a introdução na sociedade de novas e incipientes modalidades de práticas sociais, tanto nas questões de letras, leituras e escritas, quanto nas práticas de tecnologias tipográficas e digitais.

As inovações tecnológicas cheias de cores, sons e formas se expandem ocupando variados espaços. Daí surge um tema polêmico: Os textos escritos no papel podem desaparecer, dando um espaço total aos textos eletrônicos?

Para nós educadores, valem ressaltar ainda a importância do texto no papel, textos que todo leitor pode ter acesso, adquirir ou manusear sempre que se interessar ou necessitar em tempo e espaço individualizado, principalmente leitores que não tem acesso a textos eletrônicos.

Preocupa-nos tal questão, que nos propusemos ao desafio de criar um jornal escolar com propósito de estimular os alunos à criação, e ainda, oportunizar a todos os leitores e escritores conhecer o dia a dia da escola, o trabalho, o ensino aprendizado e a integração professor/aluno e comunidade escolar, por meio do exemplar: "Notícias da Hora".

Através desta proposta inovadora, ampliamos o espaço de escrita, leitura, e criamos mecanismos para a produção escrita em que o escritor e leitor descobrem o que, para que e para quem escrevem.

Assim ocorreu a reprodução e difusão da escrita na Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" através de um jornal impresso e em versão eletrônica, disponível no site: http://sites.google.com/newsdahora/ ou visite o blog da redação para saber das principais novidades da escola e da construção do mesmo em http://nhblogdaredacao.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de junho de 2009

GDP - Avaliando Crescimentos



É papel fundamental da escola procurar romper com a ideia de permanências enraigadas no Sistema educacional há décadas, de que a avaliação deverá ser um ato de repetição, no qual as habilidades do aluno são renegadas ou deixadas em segundo plano.

Com intuito de quebrar esse velho paradgma, o GDP(Grupo de Desenvolvimento Profissional) "Avaliando Crescimentos",aborda o tema Avaliação na E. E. "Dr. Edgardo da C. Pereira"conta com 09(nove) educadores das mais variadas áreas, que aos poucos estudam e discutem sobre as formas avaliativas, suas implicações e benefícios e vem lutando para que o processo avaliativo seja mais qualitativo, formativo, democrático e agradável, construindo assim uma escola cidadã capaz de atender o público da era tecnológica, cheia de informações, mas órfão de aprendizado.

Portanto, nossa tarefa como educadores dentro do GDP é árdua, porém, necessária para essa ruptura com os ranços que a avaliação não consegue desvencilhar-se com naturalidade.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

terça-feira, 9 de junho de 2009

Treinando Campeões!




Alunos do Turno vespertino e Matutino se encontram diariamente para aprender novas técnicas do jogo de xadrez. Monitores do Ensino médio conduzem as aulas com dinamismo e interação. Seja mais um aprendiz e futuro campeão!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Escola Pública de qualidade!

Oferece cursos de Informática aos seus alunos em horário extra turno, com professores capacitados. FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO (FIT) essa é a oportunidade que todos querem!

Nossa Escola é 10!




Oferece cursinho Pré vestibular para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio em horário extra-turno. São dos APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS.

Essa é Minha Chance !

ProUni - Programa Universidade para Todos. É um Programa do ministério de Educação que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas em cursos de graduação. Só pode candidatar ao ProUni, estudantes que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e obter nota mínima de 45 pontos. As inscrições do ENEM começam em 15 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro. Fique ligado!

Artigo - Juventude ameaçada

A má informação vem sendo um dos principais fatores no crescimento da Aids, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e o uso de drogas entre os jovens.

Já não se tem mais em casa diálogo entre pais e filhos, isso vem sendo uma das maiores dificuldades encontrada por educadores atualmente para prosseguirem com a educação dos jovens. A rebeldia e a falta de respeito já predominam, com isso a falta de vontade em aprender e fazer o certo.

As crianças estão aprendendo na rua coisas que não deveriam, porque os pais não estão presentes para orientar, assim eles adquirem uma informação errada a respeito de assuntos que deveriam ser tratados com mais cuidado e pudor.

As músicas, a informação distorcida como vem sendo mostrada pelos veículos de comunicação, faz com que esses jovens cresçam com uma impressão contraria das coisas e da vida, com isso crescem na certeza da impunidade com aquele pensamento de que "isso nunca vai acontecer comigo".

A chave para a conscientização de nossos jovens está na informação correta, na qual deveria primeiro vir de casa como deveria ser.

Jessilda

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Artigo de Opinião: O que é ser jovem hoje?

Nos dias de hoje os jovens tem tido comportamento muito arredio e desrespeitador. Cheios de vontades. Saem para as ruas em busca de realizações que às vezes vem marcar suas vidas para sempre.

Há um tempo atrás, os pais falavam e os filhos ouviam e mesmo irritados com as decisões de seus pais acatavam suas ordens.

Hoje a maioria dos pais saem para trabalhar e os filhos acabam ficando com as babás, em escolas ou creches onde muitos se tornam rebeldes, pelo fato de não ter tido seus pais por perto.

O envolvimento dos adolescentes hoje com as drogas é indiscutível, pois encontra em qualquer lugar jovens, ainda menina, com um filho para criar.

O que fazer?

Onde está o erro?

Pois se em todos os lugares por onde andamos há um anúncio:"Não Use drogas" "Use camisinha" "Se beber não dirija",e em jornais, revistas, computadores, escolas e assim por diante.

Onde vamos parar com tanta violência entre menores?

Até quando a humanidade irá enfrentar esta dimensão de desvio de comportamento desses jovens de hoje...

Às vezes buscar mais a religiosidade de cada família, ter sempre um programa legal entre família, procurar ouvir mais nossos filhos, ser uma amigo no qual ele possa confiar.

Tudo é possível, mas para que aconteça é preciso se unir para alcançar este desafio.


Érika Marques - EJA 2

Novas Intervenções!


Na E. E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" aulas de Reforço no turno Matutino aos alunos do turno Vespertino que apresentam dificuldades . Toda 2ª,4ª e 6ª feira com a professora Maria Cecíla. As aulas são bem organizadas e nos ajuda bastante a compreender a matéria.




Aluna Maria Tereza 6º ano C

Daqui também sai grandes talentos!


Jean Higor de Almeida Couto, filho de Elza e José Couto Junior, foi aprovado no vestibular na Universidade Federal de Viçosa(UFV) no curso de Ciências contábeis em janeiro/09.

terça-feira, 2 de junho de 2009

ESTUDANTE EM DESTAQUE 2009



Luiz Hermínio Vilas Boas, filho de Ivan Vilas Boas e Maria Cristina, concluinte do Ensino Médio na Escola Estadual "Dr Edgardo da Cunha Pereira", foi aprovado no vestibular em janeiro/09, na UFMG, no curso de Engenharia Civil. Parabéns ao aluno, pais e equipe escolar.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Questão 3 do Módulo III

Não. Mesmo tendo apresentado informações relevantes e significatias a leitura do texto não mobilizou o grupo reformular aspectos na Proposta de Projeto apresentada, pois toda nossa proposta de 2009 já está direcionada para a construção do jornal em versão impressa e eletrônica.

Acreditamos que possa ser muito util em um nova Proposta de Projeto, enfocando mudanças no Projeto Político Pedagógico da escola com vistas à formação do leitor de literatura, incluindo maior estrutura de um projeto sustentado pela ampliação e interação dos espaços de leitura na escola.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Filmes Especiais para pessoas muito especiais

Deixo para educadores uma relação de filmes indicados para alunos que necessitam elevar a auto
estima para superar os obstáculos encontrados na vida:

MAUÁ
DIÁRIO DE MOTOCICLETA
ESCRITORES DA LIBERDADE
A COR DO PARAÍSO
VERMELHO COMO O CÉU
AS HORAS
ILHAS DAS FLORES
DÚVIDA
FRIDA.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Assista é um Show!

É um espetáculo para educadores! O documentário de João Jardim e Walter Carvalho
"JANELA DA ALMA" que discute questões do ver e da visão.
Confira um trecho:

sábado, 9 de maio de 2009

Carta ao editor do jornal

A escola do seculo XXI vive uma nova realidade, pautada em reuniões e projetos, onde se discute uma série de conceitos teóricos, tais como pluralismo cultural, transdisciplinaridade ou multidisciplinaridade, mas todos esses conceitos se resumem em interdisciplinaridade, que é uma das grandes dificuldades de qualquer escola, pois esse tipo de trabalho tem uma série de restrições por parte da maioria do corpo docente.
Ciente da dificuldade em trabalhar a integração do aluno/professor e escola no turno vespertino a E.E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira"não mediu esforços e nas reuniões de GDP, traçou metas a serem alcançadas em 2008 e o foco principal foi motivar o corpo docente para o trabalho interdisciplinar e de ajuda mútua e consequentemente resgatar alunos considerados " problema" na sala de aula e motivá-los a desenvolver habilidades até então adormecidas.
Com o desenvolvimento de trabalhos utilizando o lado lúdico, os alunos produziram e construíram com dinamismo o jornal "Notícias da Hora" demonstrando que com interesse o aprendizado , o prazer pela escola flui naturalmente e o aluno demonstra avanço positivo para o convívio social. Só aí é que se percebe a dimensão desse trabalho e diferença que ele pode fazer no cotidiano do aluno, da escola, transformando a profissão de educador em algo nobre.
Professor Nelson

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Reflexão do texto da Revista Intercâmbio

O texto de Rosana Cristina da Cunha afirma que o projeto de elaboração do jornal escolar revelou-se exitoso e produtivo por vários motivos. De acordo com os pressupostos teoricos da autora, que aspectos do nosso projeto do GDP poderão contribuir para o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania? (texto: O Jornal escolar: Instrumentos para a formação crítica e cidadã. CUNHA, Rosana Cristina da. Revista Intercâmbio. vol. XVII: 496-514, 2008, SP)
O projto Letramento: de Olhos abertos para o mundo abordará aspectos culturais, sociais e interdisciplinares tendo como foco o jornal impresso e eletrônico. Esse produto oportunizará aos alunos da escola a criação, construção e formação de opiniões próprias, discutindo problemas reais da escola, através de textos jornalísticos, elaborados e editados por eles mesmos.
Em consonância com a opinião da autora e com experiências adquiridas no projeto desenvolvido em 2008, reafirmamos que o jornal constitui-se numa ferramenta preciosa para desenvolver e incrementar uma série de movimentos críticos e contextualizados com ações próprias dos alunos, e isso certamente contribuirá para o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sejam bem-vindos!

É com alegria que estou comunicando com vocês! Aqui estarei postando descobertas, trabalhos e interagindo com todos. Hoje iniciamos uma nova experiência pedagógica. O grupo Educavida da Escola Estadual "Dr. Edgardo da Cunha Pereira" de Abaeté -MG cria através de blogs, uma rede de informação para facilitar a comunicação entre os integrantes do Grupo de Desenvolvimento Profissional : EDUCAVIDA