terça-feira, 24 de novembro de 2009

Avaliar para ensinar melhor

Diante da proposta do ensino educacional para o novo século que privilegia o questionamento, e não apenas o acúmulo passivo de informações, levou a equipe da escola a participar do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional, formar 2 grupos de estudos CDP “Educavida” e o GDP” Avaliando Crescimentos”com a finalidade de repensar a questão do letramento e avaliação.
No primeiro momento tais mudanças na forma de rever novas metodologias de ensino na escola geraram resistência, mas com persistência e transparência as lideranças desses grupos demonstraram a importância dos Planos de Projeto.
O Grupo “Avaliando Crescimentos “ através dos estudos teóricos realizados sobre a avaliação constatou a necessidade de mudança no processo de ensino, de aprendizagem e formas de avaliar.
Como nos diz Philippe Perrenoud: ”Nenhuma Pedagogia por mais frontal e tradicional que seja , é totalmente indiferente às questões, às respostas, às tentativas e aos erros dos alunos”
Com o objetivo de melhorar cada dia mais o rendimento dos alunos e minimizar as diferenças nos resultados das avaliações externas e internas, propomos uma forma de avaliação formativa, através de uma regulação intencional, cuja intenção é determinar ao mesmo tempo o caminho já percorrido por cada um e aquele que resta a percorrer com vista a intervir para otimizar os processos de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário